Nesse post vou passar um pouco do meu conhecimento sobre Triglicérides Alto Sintomas que ocorrem tanto no corpo do homem, quanto da mulher e como seu excesso pode afetar nossa saúde.
O que é triglicérides?
Assim como o colesterol, os triglicérides são um tipo de gordura presente no nosso corpo. Eles formam os adipócitos (células de gordura), que entre as refeições servem como fonte de energia para o nosso organismo.
De onde vêm e o que significa triglicérides?
Nos indivíduos normais, a principal fonte de triglicerídeos é a alimentação, diferente do colesterol, cuja principal fonte é a produção pelo fígado.
Nos indivíduos com aumento de triglicerídeos, geralmente, há aumento da sua produção pelo fígado e/ou intestino (devido a alterações genéticas passadas dos pais para os filhos) ao mesmo tempo em que há fatores, nem sempre corrigíveis, que também contribuem para o seu aumento, por exemplo, alimentação rica em carboidratos e gorduras saturadas, obesidade, sedentarismo, diabetes, hipotireoidismo, HIV, abuso de álcool, doença renal, doença hepática, uso de medicações como isotretinoína, corticoide, antipsicóticos, anticoncepcional, imunossupressores, terapia antirretroviral e terapia de reposição hormonal.
CUIDADO: Qual sintoma de colesterol alto, tratamentos e como previnir
Triglicérides Alto Sintomas, qual relação com a diabetes melito?
O diabetes melito é uma doença que causa falta de insulina, que é necessária para degradar os triglicerídeos da circulação sanguínea. Assim, a falta de insulina causada pelo diabetes melito, faz com que os triglicerídeos alto sintomas se acumulem na circulação sanguínea.
Beber cerveja aumenta os triglicérides?
Além do álcool impedir a degradação dos triglicerídeos de forma direta, ele também serve como matéria-prima para sua fabricação pelo fígado.
Comer doces, pão e massas aumenta os triglicérides?
Parte dos carboidratos consumidos em excesso são convertidos pelo fígado em triglicerídeos a fim de serem armazenados nas células de gordura.
Triglicérides Alto Sintomas no Corpo
O triglicérides alto não causa sintomas, porém, em algumas situações pode aumentar o risco de pancreatite (inflamação do pâncreas) e o risco de eventos cardiovasculares (infarto, derrame, amputação), sendo necessário tratamentos para reduzir suas taxas.
Por que devemos tratar os triglicérides altos?
Diferente do colesterol, os triglicerídeos não têm uma meta precisa, apesar da recomendação geral ser mantê-los abaixo de 150 mg/dL.
No geral, as indicações de tratamento medicamentoso são:
- Triglicerídeos acima de 500 mg/dL, para reduzir o risco de pancreatite, que é a inflamação do pâncreas, um órgão importante para a digestão dos alimentos e produção de alguns hormônios. Quanto maior a taxa de triglicerídeos, maior a chance de pancreatite, chegando a 5% quando acima de 1000 mg/dL e a 20% quando acima de 2000 mg/dL.
- Nos pacientes com alto risco cardiovascular (ex.: com história de angina, infarto ou derrame, a maioria dos diabéticos) com triglicerídeos acima de 200 mg/dL, refratários a medidas não-farmacológicas, para reduzir a chance de eventos cardiovasculares (infarto, derrame, doença arterial obstrutiva periférica).
Como tratar triglicérides alto?
O tratamento para triglicérides alto envolve mudança do estilo de vida (tratamento não-farmacológico). Em alguns casos pode ser necessário associar o tratamento farmacológico.
Tratamento para triglicérides alto não-farmacológico (mudança do estilo de vida)
- Álcool: interromper ou reduzir o consumo para até 2 drinks ao dia para homens e até 1 drink ao dia para mulheres
- Controlar o diabetes
- Perder pelo menos 5 a 10% do peso/gordura corporal
- Não exagerar nos carboidratos
- Substituir gorduras saturadas (carne vermelha, queijo gordo, manteiga) por insaturadas (óleos vegetais, castanhas, peixes)
- Praticar atividade física pelo menos 150 minutos semanais (50 minutos 3 vezes na semana ou 30 minutos de segunda a sexta-feira)
Tratamento farmacológico para triglicérides alto sintomas
Quando necessário, o medicamento de escolha para o tratamento dos triglicérides altos são os fibratos, que reduzem seu valor em 25 a 50%. Pode ser necessário associar ômega 3, que reduz em 20 a 50% e/ou ácido nicotínico, que reduz em 10 a 35%.
Me siga no Instagram @dramarianafogaca
2 comentários a “Triglicérides alto sintomas ❤️ e tratamentos para baixar”
[…] O que você sente: Veja todos os Sintomas do Triglicérides Alto no Corpo do Homem e da Mulher […]
[…] Nível maior de gorduras chamadas triglicerídeos no sangue. […]