No artigo anterior falamos sobre o que é hipertensão arterial sistêmica. Agora falaremos sobre qual a causa da pressão alta.
Qual a causa da pressão alta?
Em mais de 90 % dos casos, a causa da pressão alta na hipertensão arterial sistêmica é desconhecida, sendo classificada como hipertensão arterial primária. Os menos de 10% restantes dos casos de pressão alta na hipertensão arterial sistêmica, têm a causa definida, sendo classificados como hipertensão arterial secundária.
Hipertensão arterial primária
Apesar da causa da pressão alta na hipertensão arterial primária não ser conhecida, sabe-se que há fatores de risco que podem contribuir para o seu aparecimento ou piora.
Alguns fatores podemos mudar, fazendo parte do tratamento; outros fatores, não podemos mudar.
Os fatores de risco para aparecimento de hipertensão arterial sistemica que não podemos mudar são: história familiar (fatores genéticos passados de pais para filhos), envelhecimento, prematuridade e baixo peso ao nascer. Os fatores de risco para hipertensao arterial sistemica que podemos mudar são: obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de sal e consumo excessivo de álcool.
Hipertensão arterial secundária
Diferente da hipertensão arterial primária, a causa da pressão alta na hipertensão arterial secundária é conhecida e pode ser tratada, determinando a cura da hipertensão arterial sistêmica, quando ela existe de forma isolada, ou a melhora do controle pressórico, nos casos em que a hipertensão arterial secundária coexiste com a hipertensão arterial primária.
A hipertensão arterial secundária deve ser investigada diante de alguns indícios, por exemplo:
- início antes dos 30 anos em pacientes magros, sem história familiar de hipertensão ou outros fatores de risco para hipertensão.
- início após os 55 anos com níveis a partir de 180×110 mmHg.
- hipertensão arterial sistêmica de difícil controle, independente da idade ou tempo de doença, que necessita de 4 ou mais medicações para controle, ou que não se consegue controle mesmo usando o máximo de medicações possíveis.
- diagnóstico após o início de algumas medicações, como corticoide, anticoncepcionais orais, antidepressivos, quimioterápicos ou imunossupressores.
Qual a causa da pressão alta na hipertensão secundária?
As causas mais frequentes de hipertensão arterial secundária são apneia obstrutiva do sono e doença renal crônica.
A causa da pressão alta na apneia obstrutiva do sono é a redução da oxigenação do sangue durante o sono, produzindo substâncias que aumentam a pressão arterial.
A causa da pressão alta na doença renal crônica é a maior retenção de água e sódio, que aumentam a pressão.
Outras causas de hipertensão arterial secundária incluem: doenças da tireoide, doenças da adrenal, nascimento com defeito em alguns vasos sanguíneos (ex coarctaçãod e aorta), uso de medicações como corticoide, anticoncepcionais orais, antidepressivos, quimioterápicos ou imunossupressores.
Não deixe de me seguir no Instagram: @dramarianafogaca
Referências:
http://departamentos.cardiol.br/sbc-dha/profissional/revista/28-2/diretrizes-2020.pdf
https://www.uptodate.com/contents/overview-of-hypertension-in-adults
https://www.ahajournals.org/doi/epub/10.1161/HYP.0000000000000066
https://academic.oup.com/eurheartj/article/39/33/3021/5079119
4 comentários a “Causa da pressão alta ❤️ e seus tratamentos”
[…] Alerta: Conheça principal causa da pressão alta e como é o tratamento […]
[…] Alerta: Qual principal causa da pressão alta e como é o tratamento […]
[…] Importante: Causas da Pressão Alta e quais os melhores tratamentos […]
[…] Importante: Qual a principal causa da pressão alta e como é o tratamento da doença? […]