A ecocardiografia com doppler colorido é um ultrassom do coração com estudo dos fluxos sanguíneos do coração e vasos próximos.
O aparelho de ecocardiografia com doppler forma imagens da seguinte forma: o transdutor (sonda de ultrassom) gera vibração das moléculas dos tecidos, que emitem ondas sonoras (energia mecânica) que serão captadas por esse mesmo transdutor e as transformará em imagens (energia elétrica). Essa transformação do ultrassom em energia elétrica é chamada de “efeito pizoelétrico”.
As imagens coloridas em vermelho ou azul exibidas na tela representam o fluxo sanguíneo e sua cor varia conforme esse fluxo está se afastando ou se aproximando do transdutor.
O ecocardiograma com doppler é um exame seguro e sem emissão de radiação, sendo muito útil no diagnóstico e acompanhamento das doenças cardíacas, que são a segunda maior causa de morte no Brasil e a primeira maior causa no Mundo.
Para quê serve o Exame de Ecocardiografia com Doppler?
O coração funciona como uma bomba que envia sangue através dos vasos para nutrir os tecidos do corpo.
❤️ DRA. MARIANA FOGAÇA ❤️
A ecocardiografia com doppler colorido é um exame complementar que permite a avaliação da função de bomba do coração e dos fluxos sanguíneos nele e em vasos próximos, ajudando no diagnóstico e monitoramento de doenças cardíacas e/ou pulmonares.
Doenças Cardíacas – Diagnóstico
O exame de ecocardiograma com doppler tem capacidade de diagnosticar muitas doenças cardiológicas e/ou pulmonares, como por exemplo:
- Insuficiência cardíaca (popularmente conhecida como “coração grande”)
- Infarto cardíaco (popularmente conhecido como “ataque cardíaco”)
- Problemas nas válvulas cardíacas (por exemplo: insuficiência mitral, estenose aórtica)
- Endocardite (infecção das válvulas do coração)
- Presença de trombos e tumores no coração
- Doenças do pericárdio (membrana que recobre o coração)
- Cardiopatias congênitas (defeitos cardíacos desde o nascimento)
- Doenças da aorta (vaso que transporta o sangue bombeado pelo coração em direção aos demais órgãos do corpo)
- Hipertensão arterial pulmonar
Como É Realizada a Ecocardiografia com Doppler Colorido?
Há algumas modalidades de ecocardiografia com doppler:
1. ecocardiograma transtorácico com doppler: esta é a modalidade mais solicitada pelos médicos e a mais simples, em que o Médico Cardiologista especializado em Ecocardiografia move o transdutor pelo tórax do paciente, com auxílio de um gel condutor, na região em que se encontra o coração. O ecocardiograma transtorácico avalia a estrutura, função mecânica e os fluxos sanguíneos do coração.
2. ecocardiograma com estresse: neste caso, o exame é realizado para avaliar como o coração se comporta durante uma atividade física. Caso o paciente esteja impossibilitado de realizar atividade física, são utilizadas drogas que imitam o efeito da atividade física no coração (ecocardiograma com estresse farmacológico).
3. ecocardiograma transesofágico: em alguns casos, para melhorar a avaliação das estruturas do coração, pesquisar de trombos tumores e infecções, pode ser necessário realizar um exame mais refinado, que é o ecocardiograma transesofágico. Este exame não dói, e neste caso, o paciente é sedado e é inserido um transdutor (sonda) especial através da garganta, semelhante a uma endoscopia. Essa sonda é movida dentro do esôfago e alocada perto da área cardíaca, a partir de onde são captadas ondas sonoras do coração para a formação de imagens na tela.
Ecocardiograma transtorácico na Rotina de Check up
Justamente por representar um exame sem emissão de radiação e sem efeitos colaterais, a ecocardiografia transtorácica com doppler pode ser feita periodicamente sem prejuízo ao paciente. O Médico Cardiologista, em determinados casos, pode pedir que este exame integre a bateria de exames de alguns pacientes, por exemplo:
❤️ DRA. MARIANA FOGAÇA ❤️
- Diabéticos
- Hipertensos
- Dislipidêmicos (colesterol alto)
- Idosos
Informação: O que é Hipertensão Arterial Sistêmica e qual tratamento?
Como é o Preparo Específico para a Ecocardiografia com Doppler Colorido?
Não há necessidade de preparação para a realização da ecocardiografia com doppler transtorácico simples. No caso do ecocardiograma com estresse farmacológico, há necessidade de jejum de pelo menos 4 horas e no caso do ecocardiograma transesofágico, pelo menos 6 a 8 horas.
Qual a diferença entre ecocardiografia com doppler e o eletrocardiograma?
Antes de mais nada, é importante explicar que o coração possui uma parte mecânica (funciona como bomba) e uma parte elétrica (gera energia para a bomba funcionar). Isso mesmo: o coração tem células que geram energia elétrica espontaneamente (células marcapasso), que é utilizada para o coração contrair e relaxar, funcionando como uma bomba sanguínea.
O ecocardiograma com doppler é um exame complementar realizado por um Médico Cardiologista especialista em Ecocardiografia e avalia a parte mecânica do coração, isto é, os músculos, válvulas e fluxo sanguíneo.
Já o eletrocardiograma é um exame complementar menos complexo, que pode ser realizado por qualquer pessoa treinada para tal. Este exame avalia a parte elétrica do coração.
Não deixe de me seguir no Instagram: @dramarianafogaca
3 comentários a “Ecocardiografia com Doppler Colorido ❤️ o que é”
[…] Exame importante: O que é Ecocardiografia com Doppler Colorido e para que serve esse exame […]
[…] https://dramarianafogaca.com/cardiologista-responde/ecocardiografia-com-doppler-colorido/ […]
[…] Ecocardiograma: o ecocardiograma é um ultrassom do coração que permite visualizar sua estrutura e função. Ele fornece informações detalhadas sobre a função ventricular, válvulas cardíacas e fluxo sanguíneo. […]