O colesterol é um tipo de gordura presentes no nosso corpo. Hoje falaremos do sintoma de colesterol alto.
Dentre os vários tipos de colesterol presentes no nosso sangue, o LDL é o que mais precisa de nossa atenção, pois é ele que forma as placas de gordura nas artérias.
Sintoma de Colesterol Alto
O colesterol alto é uma doença silenciosa, ou seja, não causa sintomas. O colesterol alto, porém, causa outras doenças e, estass sim, podem causar sintomas. Isso ocorre porque o colesterol alto está diretamente envolvido na formação de placas de gordura nas artérias, podendo entupi-las. Dependendo do local em que as artérias são entupidas, ocorre a manifestação (sinais e sintomas) de alguma doença (ex.: infarto, derrame, doença arterial obstrutiva periférica).
Como Colesterol alto causa doenças
Algumas situações causam lesão das artérias, facilitando que o LDL se deposite nas suas paredes, dando origem às placas de gordura (aterosclerose). Alguns exemplos dessas situações são: excesso de açúcar no sangue provocado pelo diabetes, pressão alta provocada pela hipertensão e toxinas do cigarro presentes no sangue de quem fuma.
Quanto maior a quantidade de LDL que circula no sangue, maior a chance de formar as placas nessas situações e, quando ficam muito grandes ou se rompem, elas podem obstruir a chegada de sangue rico em oxigênio e nutrientes nos tecidos, causando a morte deles.
Se isso ocorre no coração, parte do tecido do coração morre: é o infarto agudo do miocárdio, que é a primeira causa de morte no mundo; se ocorre no cérebro, parte do tecido cerebral morre: é o acidente vascular encefálico (sinônimo de acidente vascular cerebral, também conhecido popularmente como “derrame”), que é a segunda maior causa de morte no mundo; se ocorre nas pernas, é a doença arterial obstrutiva periférica, que pode levar à amputação.
Acesse Aqui meu Instagram @dramarianafogaca!
Qual nível ideal de Colesterol LDL
Assim, a única forma de prevenir esses eventos cardiovasculares (infarto, derrame, amputação) é controlar bem as doenças que facilitam o depósito de LDL nas artérias e, ao mesmo tempo, reduzir o nível de LDL no sangue.
Por exemplo, pacientes que têm angina, já enfartaram ou tiveram derrame, têm um risco muito alto de um novo evento nos próximos 10 anos, que é definido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia como maior que 30%. Para reduzi-lo, deve-se alcançar um LDL abaixo de 50 mg/dL.
Pacientes com doença renal crônica, aneurisma de aorta abdominal, LDL maior ou igual 190 mg/dL e a maioria dos diabéticos (com raras exceções), têm risco alto de ter um evento nos próximos 10 anos (maior que 10% nas mulheres e maior que 20% nos homens), e a meta de LDL é abaixo de 70 mg/dL.
Como o nível de LDL em nosso sangue depende basicamente da produção pelo fígado, e não da alimentação, o tratamento de escolha para baixá-lo são as estatinas, medicações que bloqueiam a produção pelo fígado, podendo reduzir seus níveis em mais de 50%.
Alimentação Saudável influência no Sintoma de Colesterol Alto
Já a alimentação saudável, apesar de ser importante por outros motivos, tem pouca influência no nível de colesterol. Assim, a reeducação alimentar, como evitar carne vermelha, manteiga, frituras e aumentar a ingestão de fibras, consegue baixar o LDL apenas cerca de 5%, raramente chegando a 30%. A atividade física consegue reduzir o LDL em torno de 10%.
Algumas situações ou doenças, ainda, podem, por si só, aumentar o LDL e quando tratadas ou interrompidas, o LDL tende a normalizar, mesmo sem o uso de medicações específicas para baixá-lo. São exemplos: hipotireoidismo, uso de corticoide, anticoncepcional ou isotretinoína, consumo excessivo de gordura trans, obesidade e sedentarismo.
Marque uma consulta com a Médica Cardiologista Dra. Mariana Acessando Aqui!
E o H D L Colesterol? Qual a Diferença do LDL e HDL
O H D L colesterol também é produzido em sua maior parte pelo fígado, e tem a função inversa do LDL. O HDL tira o colesterol ruim presente no corpo, incluindo das placas de gordura, e manda para dentro do fígado. Níveis baixos de H D L colesterol estão associados a maior risco cardiovascular.
Em próxima publicação falarei exclusivamente sobre “H D L Colesterol” Herói. =D
Tem alguma dúvida? Manda pra gente!
7 comentários a “Sintoma de Colesterol Alto ❤️ e como prevenir”
[…] CUIDADO: Qual sintoma de colesterol alto, tratamentos e como previnir […]
[…] Colesterol Alto: Principal sintoma de colesterol alto e qual tratamento […]
[…] Reduz o sintoma colesterol alto – LDL […]
[…] tem vários benefícios para o coração, incluindo a perda de peso, melhora no perfil lipídico (colesterol alto e triglicérides), redução na pressão arterial e prevenção e tratamento do diabetes tipo […]
[…] feita através do tratamento dos fatores de risco, por exemplo, hipertensão arterial sistêmica, colesterol alto, diabetes, obesidade, consumo de álcool e […]
[…] Prevenção: Como são formadas as placas de gordura nas veias e artérias e qual a prevenção? […]
[…] Colesterol alto: Níveis elevados de colesterol no sangue podem levar à formação de depósitos de gordura no fígado. […]