Categorias
Cardiologista Responde

Sintoma de Colesterol Alto ❤️ e como prevenir

Saiba qual principal ⭐ Sintoma de Colesterol Alto ⭐, como prevenir, tratamentos e dieta ideal para baixar. Veja Aqui!

O colesterol é um tipo de gordura presentes no nosso corpo. Hoje falaremos do sintoma de colesterol alto.

Dentre os vários tipos de colesterol presentes no nosso sangue, o LDL é o que mais precisa de nossa atenção, pois é ele que forma as placas de gordura nas artérias.

Níveis de colesterol no sangue
Níveis de colesterol na corrente sanguínea

Sintoma de Colesterol Alto

O colesterol alto é uma doença silenciosa, ou seja, não causa sintomas. O colesterol alto, porém, causa outras doenças e, estass sim, podem causar sintomas. Isso ocorre porque o colesterol alto está diretamente envolvido na formação de placas de gordura nas artérias, podendo entupi-las. Dependendo do local em que as artérias são entupidas, ocorre a manifestação (sinais e sintomas) de alguma doença (ex.: infarto, derrame, doença arterial obstrutiva periférica).

Como Colesterol alto causa doenças

Algumas situações causam lesão das artérias, facilitando que o LDL se deposite nas suas paredes, dando origem às placas de gordura (aterosclerose). Alguns exemplos dessas situações são: excesso de açúcar no sangue provocado pelo diabetes, pressão alta provocada pela hipertensão e toxinas do cigarro presentes no sangue de quem fuma.

Quanto maior a quantidade de LDL que circula no sangue, maior a chance de formar as placas nessas situações e, quando ficam muito grandes ou se rompem, elas podem obstruir a chegada de sangue rico em oxigênio e nutrientes nos tecidos, causando a morte deles.


Marque sua consulta com a médica cardiologista em Copacabana



Se isso ocorre no coração, parte do tecido do coração morre: é o infarto agudo do miocárdio, que é a primeira causa de morte no mundo; se ocorre no cérebro, parte do tecido cerebral morre: é o acidente vascular encefálico (sinônimo de acidente vascular cerebral, também conhecido popularmente como “derrame”), que é a segunda maior causa de morte no mundo; se ocorre nas pernas, é a doença arterial obstrutiva periférica, que pode levar à amputação.

Acesse Aqui meu Instagram @dramarianafogaca!

Qual nível ideal de Colesterol LDL

Assim, a única forma de prevenir esses eventos cardiovasculares (infarto, derrame, amputação) é controlar bem as doenças que facilitam o depósito de LDL nas artérias e, ao mesmo tempo, reduzir o nível de LDL no sangue.

Remédios que diminuem os sintomas de colesterol alto
Medicamentos que baixam os níveis de colesterol ruim (LDL)

Por exemplo, pacientes que têm angina, já enfartaram ou tiveram derrame, têm um risco muito alto de um novo evento nos próximos 10 anos, que é definido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia como maior que 30%. Para reduzi-lo, deve-se alcançar um LDL abaixo de 50 mg/dL.

Pacientes com doença renal crônica, aneurisma de aorta abdominal, LDL maior ou igual 190 mg/dL e a maioria dos diabéticos (com raras exceções), têm risco alto de ter um evento nos próximos 10 anos (maior que 10% nas mulheres e maior que 20% nos homens), e a meta de LDL é abaixo de 70 mg/dL.

Como o nível de LDL em nosso sangue depende basicamente da produção pelo fígado, e não da alimentação, o tratamento de escolha para baixá-lo são as estatinas, medicações que bloqueiam a produção pelo fígado, podendo reduzir seus níveis em mais de 50%.

Alimentação Saudável influência no Sintoma de Colesterol Alto

Já a alimentação saudável, apesar de ser importante por outros motivos, tem pouca influência no nível de colesterol. Assim, a reeducação alimentar, como evitar carne vermelha, manteiga, frituras e aumentar a ingestão de fibras, consegue baixar o LDL apenas cerca de 5%, raramente chegando a 30%. A atividade física consegue reduzir o LDL em torno de 10%.


Marque uma consulta com a

❤️ DRA. MARIANA FOGAÇA ❤️

Marcar Consulta com a Cardiologista em Copacabana!


Algumas situações ou doenças, ainda, podem, por si só, aumentar o LDL e quando tratadas ou interrompidas, o LDL tende a normalizar, mesmo sem o uso de medicações específicas para baixá-lo. São exemplos: hipotireoidismo, uso de corticoide, anticoncepcional ou isotretinoína, consumo excessivo de gordura trans, obesidade e sedentarismo.

Marque uma consulta com a Médica Cardiologista Dra. Mariana Acessando Aqui!

E o H D L Colesterol? Qual a Diferença do LDL e HDL

O H D L colesterol também é produzido em sua maior parte pelo fígado, e tem a função inversa do LDL. O HDL tira o colesterol ruim presente no corpo, incluindo das placas de gordura, e manda para dentro do fígado. Níveis baixos de H D L colesterol estão associados a maior risco cardiovascular.

Em próxima publicação falarei exclusivamente sobre “H D L Colesterol” Herói. =D

Tem alguma dúvida? Manda pra gente!

Por Dra. Mariana Fogaça - Médica Cardiologista

A médica Dra. Mariana Fogaça é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), se especializou em Cardiologia pelo Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e conquistou o Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Atualmente Dra. Mariana Fogaça atua como Médica Cardiologista em Copacabana, Ecocardiografista e Clínica nos maiores hospitais da Zona Sul do Rio de Janeiro.

7 comentários a “Sintoma de Colesterol Alto ❤️ e como prevenir”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Marque sua consulta com a médica cardiologista em Copacabana