Categorias
Cardiologista Responde

Dores de cabeça pressão alta ❤️ relação e tratamentos

Saiba qual a relação das ⭐ dores de cabeça pressão alta ⭐, riscos, tem ligação com coração, tratamentos. Veja Aqui!

Conheça a relação das dores de cabeça pressão alta, veja quem realmente é causa e a consequência.

Dor de cabeça é sintoma de pressão alta?

Muito raramente, em menos de 0,3 % dos casos de hipertensão arterial sistêmica e somente quando os níveis de pressão arterial ficam muito elevados, geralmente acima de 220 x 120 mmHg, por um período maior que 24 a 48 horas, pode ocorrer extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos para os tecidos do cérebro, onde se acumulam causando edema cerebral: é a encefalopatia hipertensiva, evento raríssimo que pode se manifestar com dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, confusão, sonolência e, se não tratada, convulsão e coma.

A encefalopatia hipertensiva é um evento muito incomum e grave.

Relação entre esse dois sintomas

A dor, incluindo a dor de cabeça, pode aumentar momentaneamente a pressão arterial, dores de cabeça pressão alta,  e é uma resposta normal de qualquer pessoa. Nesses casos, controlando a dor, a pressão arterial volta para o seu valor habitual.

Assim, geralmente, qualquer tipo de dor, incluindo a dor de cabeça, é que aumenta a pressão arterial momentaneamente, e não o contrário.


Marque sua consulta com a médica cardiologista em Copacabana



Conforme já explicado, a hipertensão arterial é uma doença silenciosa e muito raramente causa sintomas.

Saúde: O que é Hipertensão Arterial Sistêmica e qual tratamento?

O paciente fica anos sem sentir nada e quando sente algo, já são as sequelas, que ocorrem sem aviso prévio e de maneira catastrófica: acidente vascular encefálico (popularmente conhecido como derrame), infarto agudo do miocárdio, hemodiálise, cegueira, insuficiência cardíaca (popularmente conhecida como “coração grande”.

Para definir que a pressão arterial está alta, deve-se eliminar fatores que possam aumentá-la momentaneamente durante a sua aferição como a alimentação, a prática de atividade física, o fumo ou a ingesta de café nos últimos 30 minutos, além de ansiedade, frio, dor (incluindo a dor de cabeça) e bexiga cheia.

Não deixe de me seguir no Instagram: @dramarianafogaca ❤️

Referências

http://departamentos.cardiol.br/sbc-dha/profissional/revista/28-2/diretrizes-2020.pdf
https://www.uptodate.com/contents/moderate-to-severe-hypertensive-retinopathy-and-hypertensive-encephalopathy-in-adults
https://emedicine.medscape.com/article/241640-overview

Por Dra. Mariana Fogaça - Médica Cardiologista

A médica Dra. Mariana Fogaça é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), se especializou em Cardiologia pelo Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e conquistou o Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Atualmente Dra. Mariana Fogaça atua como Médica Cardiologista em Copacabana, Ecocardiografista e Clínica nos maiores hospitais da Zona Sul do Rio de Janeiro.

3 comentários a “Dores de cabeça pressão alta ❤️ relação e tratamentos”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Marque sua consulta com a médica cardiologista em Copacabana